II Workshop Brasil – Dinamarca

  Sobre

Bridging agroecological aproaches in Brazil and Denmark

Projeto com participação de pesquisadores brasileiros e dinamarqueses que tem o objetivo de melhor compreender as questões específicas da agroecologia no Brasil e na Dinamarca, assim como conhecer o estado da arte deste campo nos dois países

Desde 2015 temos um acordo de cooperação entre UFSCar e Universidade de Aarhus nas áreas de produção e processamento de alimentos e meio ambiente que inclui o intercambio de docentes e estudantes e projetos de pesquisa colaborativos nessas áreas.

O I Workshop ocorreu em 5 de Dezembro de 2014 com a participação dos pesquisadores Egon Noe e Torsten Berg e as principais questões abordadas foram politicas públicas e questões sociais

II Workshop, com a presença do Prof. John Erik Hermansen ira abordar a perspectiva da analise sistêmica de produtos agropecuários do Território Lagoa do Sino com ênfase na analise do ciclo de vida de produtos agropecuários. O caso do leite será apresentado assim como o potencial do desenvolvimento dessa cadeia de valor por agricultores familiares que inclusive já agregam valor na produção artesanal do queijo porungo que apresenta características de origem.

Teremos a participação do gerente industrial da empresa Korin agropecuária que abordara o crescimento do setor de alimentos orgânicos no estado de são Paulo e a importância de estratégias de certificação desses produtos.

A metodologia da analise do ciclo de vida de produtos permite aos engenheiros ambientais comparar sistemas produtivos e sugerir estratégias com base na pegada ecológica permitindo a certificação ambiental de sistemas agropecuários.